domingo, 6 de junho de 2010

Lasar Segall


LASAR SEGALL






Pintor, gravador, iustrador, cenógrafo, desenhista e escultor. De origem lituânia, nascido em 1891 na cidade de Vilna, na Rússia, e naturalizado brasileiro, Lasar Segall foi uma das maiores influências do Modernismo no Brasil. É destaque no cenário da arte moderna, considerado um representante das vanguardas européias.
Em 1923 mudou-se para o nosso país, encontrando aquí um ambiente artístico renovado pela Semana de Arte Moderna de 1922.
A partir daí, sua pintura assumiu uma temática brasileira:mulatas, marinheiros, favelas, bananeiras. São exemplos:Mãe Preta e Bananal.
Em 1925, já separado de sua primeira esposa, casou-se com Jenny Klabin. Nessa época passou a viver com a família em Paris, onde dedicou-se também à escultura em madeira, pedra e gesso.
Em 1932 retornou ao Brasil e foi um dos criadores da SPAM - Sociedade Pró-Arte Moderna.
Em 1935 tem o primeiro contato com a natureza de Campos do Jordão e inicia a série Retratos de Lucy.
Entre os anos de 1936 e 1950 sua pintura voltou-se para os grandes temas humanos e universais, sobretudo sofrimento e solidão. São dessa época: Pogrom, Navio dos Emigrantes, Guerra e Campo de Concentração.
Em 1951 realiza exposição no Museu de Arte de São Paulo. Nesse ano Segall dá início ao último ciclo de sua obra com as séries de pinturas Rua das Erradias, Favelas e Florestas. Esse ciclo é interrompido com sua morte, em 1957, vítima de moléstia cardíaca.







ALGUMAS OBRAS:






Retrato de Margarete, 1913

Auto Retrato II, 1919

Die Krankenstube, 1921


Pogrom, 1937


Jovem de Cabelos Compridos, 1937


VISITA AO MUSEU LASAR SEGALL - São Paulo







Três Jovens, 1939

Peça exposta no jardim da casa de Segall (museu)



Bibliografía:
Livro da biblíoteca do museu Lasar Segall- Temas e Debates - MEC/FUNARTE

Museu Lasar Segall - Rua Berta 111 Vila Mariana São Paulo
Feito por:Henrique Seiji Ueda, número 20 7G




































Nenhum comentário:

Postar um comentário