O moçambique ou maçambique, parece ser um evento relevantemente recente no folclore do litoral norte e de São Paulo. Parece ser especialmente introduzido em Ubatuba e em Caraguatuba há trinta anos. A dança de moçambique é desenvolvida nas festa: do Divino, Folia de reis e outros. A dança de moçambique é uma dança de origem africana em louvor a São Benedito. (Eu sei que está informação já está neste blog porém só estou a repostando pois esta é a minha parte da pesquisa).
Voltando, os bastões usados nesta dança podem medir de 70 a 80 cm. de comprimento e 3.5 cm de diâmetro, que servem tanto para marcar o passo quanto para fazer desenhos no chão. Os antigos dizem que os bastões deveriam ser feitos manualmente e com as três madeiras usadas para torturar Cristo, são estes: Cedro, Acácia e Braúma.
É também usado um instrumento primitivo chamado "idiofone" que é um instrumento de sopro que serve para a marcação de passo. Esses dois itens são sobre o desinvolvimento e instrumentos da festa.
A história enterpretada por meio da música é: Um homem estava em uma festa enanto quatro homens estavam na porta tentando mata-lo. Ele era devoto a São Benedito, e este disse:
-Vamos criar uma dança.
O homem saíu com o santo e ele não foi morto.
Dizem que São Benedito criou a dança dentro da casa onde se realizava a festa. Formaram-se duas filas, uma do mestre e uma do contra mestre e o homem que queriam matar, passou pelo meio destas.
André no. 03
Bibliografia:
http://www.wikipedia.org
http://jangadabrasil.com.br/revista/junho101/fe10106.asp
http://www.rosanevolpatto.trd.br/dancamocambique.htm
domingo, 14 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário